Blog e Brasil: voltei! (^^)

E ai minha gente tudo bem?
Pois é, estou de volta em dose dupla. Primeiro, que não escrevo por aqui faz uns dois anos e sete meses, desde minha última postagem; e segundo porque voltei de viagem!
Sim! fiquei um ano morando no exterior, na França, em Paris! Foi muito bom mesmo, em vários aspectos da minha vida, seja pessoal ou profissional. Claro, nem tudo foram as mil maravilhas, passei por diversos tipos de dificuldades etc, mas foi muito proveitoso. Por conta disto, suspeito que as minhas próximas postagens vão se referir inevitavelmente à minha vida nesse último ano fora do Brasil.
Retornar depois de um ano é uma experiência única, porque muitas mudanças acontecem nesse tempo. A primeira é que internamente mudei bastante: ter de encarar outro país, população, cultura, modo de vida, leis, língua, moeda ... e se adaptar aos mesmos leva tempo e uma dose de paciência, devo dizer. Mas isso não significa que a minha essência de pessoa se alterou por completo, no fundo continuo o mesmo. A razão por eu ter viajado ao exterior tem a ver com trabalho, fui para passar por um treinamento em um laboratório, para que pudesse desenvolver um tema para o meu curso de doutorado. Sob este ponto de vista, foi excelente, achei o tema fan-tás-ti-co, fascinante, motivante, e que pode se desdobrar em outros temas subsequentes. Vai dar muito pano pra manga!
Vou começar falando sobre a cidade, e depois vou aprofundando em outros temas decorrentes, são tantas coisas, que não vou dar conta de falar tudo em uma única postagem.
Devo dizer que Paris é uma cidade LIN-DA. Ela é limpa, organizada, funcional e arrumada. Em boa parte da cidade as moradias são constituídas por prédios que não tem mais do que seis andares em média - claro, existem prédios maiores em um lado e outro - nas regiões centrais e próximas de pontos turísticos, enquanto que nas bordas da cidade e fora dela se notam maior presença de casas e sobrados, tendo aspecto mais antigo, de mais de um século.
E os apartamentos são apertadíssimos  na maior parte dos casos. Não é difícil encontrar estrangeiros residindo nestes verdadeiros apErtamentos, que por vezes não tem mais que 30m², na maioria estudantes de graduação ou pós-graduação. Os parisienses, obviamente, moram em locais mais espaçosos e confortáveis. Aluguel de um apartamento é caríssimo, não se encontram opções em conta por menos que 600 euros, e por isso morar nos arredores de Paris fica em conta, pois pelo mesmo preço se tem um apartamento mobiliado com (quase) tudo. O que deixa caro os aluguéis é o sistema de aquecimento de ambiente (chauffage) e água, é impossível passar outono e inverno sem eles! Morei ao sul de Paris, perto de um parque chamado Montsouris, e tinha umas travessas onde se tinham umas ruas pequenas e que abrigavam diversos sobrados muito lindos! Tinham sacadas pequenas, eram recobertas por uma vegetação e pequenas árvores, e nas paredes delas devia ter uma planta parecida com a unha-de-gato cobrindo por fora. Enfim, um verdadeiro charme!
Seja turista ou morador, uma característica que bate forte é que dá gosto andar pela cidade, é gratificante andar pelas suas ruas seculares, onde artistas, intelectuais, políticos, cientistas e celebridades francesas ou de outras nacionalidades já andaram. Universidades de alto nível mundial, atrações turísticas conhecidas em todo planeta, local de eclosão de grandes movimentos políticos e sociais ... seja qual for o local ou motivo, é uma cidade com muita personalidade e beleza, é fácil se apaixonar e encantar por ela. Andar por ela faz com que você se depare com surpresas e lugares maravilhosos, em cada esquina, viela, avenida, rua, seja pelos seus restaurantes, museus, pontes, atrações turísticas, vida cultural ... infinitas possibilidades!
A quantidade de filmes que são rodados em Paris é grande, perdi a conta de ver locações e filmagens realizadas pelas ruas. Aliás, andar por suas ruas me fez sentir muitas vezes como se estivesse dentro de um filme de Hollywood - mas não encontrei a Anne Hathaway nem a Penélope Cruz (T.T). Ensaios fotográficos com modelos belíssimas acontecem na maioria dos parques, e os fotógrafos amadores ou profissionais ficam malucos na cidade, porque tudo é digno de se tirar foto, e se for o seu caso, leve muuuuuuuuuitos cartões de memória.
E eu tive a impressão de ser uma cidade muito segura. Quero dizer, para uma pessoa como eu, que mora em São Paulo (Osasco, Zona Oeste de São Paulo, Capital), onde infelizmente a criminalidade é altíssima e violência idem - segurança pública, trânsito, etc -, tomando todos os cuidados que já era obrigado a ter no Brasil, não passei por nenhum tipo de imprevisto na parte da minha segurança felizmente. Claro, existem roubos e furtos, mas pelo menos não existe aquela típica abordagem que te deixa com o assalto na cabeça por uns dois meses, e ninguém te aponta uma arma na cara, pelo que me disseram. Por ter grande fluxo diário de turistas, eles acabam sendo as vítimas preferidas dos meliantes, em especial os orientais. Fora Paris, outras duas cidades consideradas violentas na França, de acordo com as estatísticas nacionais, são Saint-Denis e Marseille.
O transporte público é a perfeição em Paris. Seja trem, metro, ônibus, funciona no horário e com tempo de espera não superior a quinze minutos. Para me deslocar até o meu laboratório, eu ia de bonde - ou "Tram" -, e o tempo de viagem ficava entre quinze minutos a meia hora, em média. Basta dizer que no Brasil eu levo uma hora para fazer a mesma viagem, ou seja, ganhava uma hora a mais de trabalho. Mas se acontece algum incidente na via, ou é inverno e cai aquela neve, o tempo de deslocamento e espera aumenta. Não se leva mais de uma hora para chegar de um extremo a outro em Paris, e existem placares que mostram o tempo que uma composição demora para chegar onde você se encontra (ponto de ônibus ou plataforma).
Bom gente, já escrevi bastante coisa por hoje, depois volto para falar mais. Espero que gostem!
Tchauzin! (^^)


Comentários

Postagens mais visitadas